no site na web Voltar ao inícioHomePesquisarPesquisarMapa do siteMapa do Site
Médicos e enfermeiros não poderão usar jalecos fora do local de trabalho

Médicos, enfermeiros e dentistas não vão poder mais usar o jaleco fora do consultório ou hospital no Estado de São Paulo. É o que determina uma nova lei. Quem desrespeitar estará sujeito a uma multa equivalente a quase R$ 175,00.

O objetivo é evitar que os profissionais levem para o hospital ou consultório bactérias e outros micro-organismos que possam estar na roupa.

O governador do Estado, Geraldo Alckmin, disse que a ideia é preservar a saúde, tanto do médico quanto do paciente.

Alckmin informou que a lei ainda será regulamentada e que os profissionais da Saúde vão participar desse processo. Também será definida a forma de fiscalização.

 

 

 

   
Opinião Dermânio Ribeiro: Esporte é saúde, menos com dengue na piscina
Um alerta a saúde pública do município da cidade de Osasco, o Estádio Prefeito José Liberati, localizado no bairro Rochdale, sempre foi considerado um importante centro esportivo do município.
   
Musculação para Hipertensos

A Sociedade Brasileira de Cardiologia e os órgãos competentes internacionais recomendam que os indivíduos hipertensos iniciem programas de exercícios físicos regulares, desde que submetidos a uma avaliação clínica prévia.

   
7 Questões sobre Tuberculose
A tuberculose é a maior causa de morte por doença infecciosa em adultos. No Dia Mundial da Tuberculose (24 de março) aumentam os esforços para divulgar os perigos da doença. Os números mostram bem o porquê. De acordo com estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS), dois bilhões de pessoas estão infectadas pela bactéria causadora da patologia. Entre elas, 8 milhões desenvolverão a doença e 1,7 milhão morrem a cada ano. As estatísticas no Brasil também não são animadoras, segundo o Ministério da Saúde, o Brasil ocupa o 15º lugar entre os 22 países responsáveis por 80% do total de casos de tuberculose no mundo. No país, são notificados anualmente 85 mil casos novos. Além disso, são registrados cerca de 6 mil mortes por ano em decorrência da doença. 

O Programa Nacional de Controle da Tuberculose (PNCT) é uma das medidas do governo para prevenir e combater a tuberculose. Ele garante a distribuição gratuita de medicamentos e outros insumos necessários até ações preventivas e de controle do agravo. A seguir, o pneumologista Frederico Leon Arrabal Fernandes, médico responsável pelo Laboratório de Função Pulmonar do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas FMUSP (InCor), esclarece as medidas preventivas, diagnóstico precoce e tratamentos para o combate à doença.

   
Dengue Tipo 4

Existem quatro sorotipos da doença: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4. Do ponto de vista clínico todos são absolutamente iguais e vão gerar o mesmo quadro. "O que distingue cada sorotipo são pequenas diferenças em suas composições genéticas", diz a virologista do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) Rita Nogueira. Mas todos podem causar tanto a forma clássica da doença quanto provocar manifestações mais graves.

   
Suplemento de cálcio eleva nível de colesterol "bom" em idosas
Suplementos de cálcio podem aumentar os níveis de HDL, o colesterol "bom", em mulheres na pós-menopausa, segundo pesquisadores da Nova Zelândia. A equipe de Ian R. Reid, da Universidade de Auckland, separou aleatoriamente 223 mulheres em dois grupos. Durante um ano, parte delas ingeriu 1 grama de cálcio diariamente - na forma de citrato de cálcio -, e o restante tomou placebo. A média de idade das participantes era de 72 anos e nenhuma tinha sido tratada para colesterol alto ou osteoporose. Os cientistas mediram os níveis de LDL (o colesterol "ruim") e o de HDL no início do estudo. O exame foi repetido dois, seis e 12 meses mais tarde. No final da pesquisa, constatou-se que a taxa de colesterol HDL e a proporção entre o HDL e o LDL haviam aumentado mais entre as participantes que tomaram o suplemento de cálcio que entre as voluntárias que consumiram placebo, relataram os pesquisadores na edição de 1o de abril do American Journal of Medicine. Em média, as mulheres que tomaram cálcio apresentaram uma elevação de 7% nos níveis de colesterol HDL, verificou a equipe. Os suplementos de cálcio não produziram efeito sobre as taxas de triglicerídios, outro tipo de gordura, indicou a pesquisa. Os resultados representam mais um motivo para estimular as mulheres que já passaram pela menopausa a tomar cálcio, observaram os autores. A equipe de Reid sugere que se teste a ação do mineral em homens e que estudos maiores sejam realizados para determinar se a suplementação de cálcio tem algum efeito sobre o risco de problemas cardiovasculares, como o enfarte.
Comer pouco chocolate também faz bem à saúde
As pessoas que usaram as notícias recentes de que o chocolate pode ser bom para a saúde como desculpa para comer uma grande quantidade do doce devem ficar atentas: há outra informação animadora que mostra que porções menores podem produzir os mesmos efeitos benéficos, mas com menos calorias. O chocolate amargo contém compostos chamados flavonóides. Estudos anteriores demonstraram que essas substâncias reduzem a "capacidade de agregação" das plaquetas, células fundamentais para a coagulação sanguínea.
   
Acabe com a retenção de líquido
Nada mais desagradável do que vestir uma roupa mais confortável nessa estação e se sentir inchada, apertada, incomodada. Imagine então se for um biquíni, e o pior, se você já faz dieta e pratica exercícios.
   
Cientistas elaboram cardápio para prolongar a vida
Em meio a inúmeros estudos sobre alimentação saudável, cientistas suecos resolveram analisar o efeito de um grupo completo de alimentos sobre o organismo e não apenas dos alimentos separadamente.
   
Conheça os produtos que mais causam intoxicação alimentar
Engana-se quem pensa que os surtos de doenças transmitidas por alimentos (DTA) são exclusivos do verão. Podem ocorrer em qualquer época do ano e causar falta de apetite, náuseas, vômitos, diarreia, dores abdominais e febre, além da possibilidade de atingirem o fígado (hepatite A) e as terminações nervosas periféricas (botulismo). Há um registro médio de 665 surtos por ano no Brasil, com 13 mil doentes, de acordo com o Ministério da Saúde. Por isso, é importante ficar atento à alimentação.
   
Comer barra de cereais é um hábito saudável?
Não há como negar que as barrinhas de cereais caíram no gosto de muitas pessoas. Elas são fáceis de serem transportadas, podem ser levadas na bolsa, ficar por dias na sua gaveta do escritório, enfim, é um alimento que se adaptou muito bem à correria da vida moderna. No entanto, é preciso ter cuidados, assim como qualquer outra fonte de energia, a barra de cereais tem que ser consumida com moderação e jamais ser usada para substituir refeições.
   
20 dicas para arrasar no verão
A contagem regressiva para o verão já começou mas você ainda está longe de ficar em forma? Antes de cair em desespero, saiba que dá tempo de entrar na estação – com pele, corpo e cabelos lindos. Basta um pouco de dedicação para seguir as 20 dicas que damos a seguir. Imprima-as, cole na porta da geladeira e boa sorte!
   
Álcool dificulta a prevenção da Aids
O consumo de bebidas alcoólicas é um dos principais fatores de risco para o sexo sem proteção, segundo um estudo divulgado pela revista científica The Lancet. A pesquisa foi divulgada quarta-feira na 18ª Conferência Internacional Aids 2010, que acontece em Viena. Um levantamento feito pelo Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde também indica a associação.
   
Suplemento de óleo de peixe reduz riscos de enfarte e derrame
Estudos anteriores sugeriram que suplementos de óleo de peixe poderiam reduzir a probabilidade de ocorrência de um segundo enfarte ou de derrame em pacientes que tiveram recentemente o problema cardíaco. Uma nova pesquisa revelou que esse suplemento nutricional também pode diminuir a chance de morte súbita. Os resultados do trabalho demonstram que a redução do risco foi evidente após três meses. Esse fato parece reforçar a hipótese de que adicionar ácidos graxos poliinsaturados n-3 (conhecidos pela sigla em inglês PUFAs, polyunsaturated fatty acids) - geralmente encontrados no peixe e no óleo de peixe - a uma dieta saudável pode baixar a possibilidade de arritmia fatal, frequência cardíaca irregular que, em casos graves, pode provocar a parada do coração, informaram os autores da pesquisa.
   
Alimento natural
As frutas e os cereais não eram apenas os alimentos mais úteis aos nossos antepassados, mas também os mais econômicos. Encontravam-se por toda parte, e quando não eram encontrados, cuidava-se, desde cedo, de cultivá-los. Foi a civilização que veio alterar, e com grave dano para a humanidade, esse hábito milenar e precioso de só comermos alimentos naturais.
   
Vitamina A e Zinco ajudam a curar a tuberculose
Os pacientes de uma doença que volta a ameaçar a população mundial, a Tuberculose, podem se beneficiar da adição de vitamina A e de suplemento de Zinco à medicação padrão contra a doença, relatam pesquisadores holandeses da Universidade Wageningen, na edição de abril do American Journal of Clinical Nutrition.
   
Ingerir massas à noite faz bem, diz especialista
Quem quer dormir bem e acordar revigorado não deve eliminar carboidratos da dieta após o anoitecer. Isto é o que ensina o especialista em distúrbios do sono, Fausto Ito. Segundo o profissional, alimentos ricos em carboidratos contribuem para a produção de dois tipos de hormônios: serotonina, que diminui a ansiedade e combate a insônia; e melatonina, que induz o sono.
   
Adolescentes que comem menos sal viram adultos mais sadios
De acordo com pesquisadores americanos, a redução de 3 gramas no consumo diário de sal na adolescência reduz significativamente (de 30 a 40%) o risco de doenças cardíacas e derrames na idade adulta.
   
Especialista recomenda cuidados com a saúde durante as férias
Entre as dicas estão cuidados com a higiene, vacinação e medicamentos. Problemas de saúde podem ocorrer dentro do carro, ônibus, navio ou avião. Para evitar surpresas desagradáveis nas férias, cuidados simples como lavar as mãos antes das refeições e saber escolher quais alimentos comer na rua ou em restaurantes são algumas das precauções para garantir um passeio tranquilo. Para quem está de viagem marcada vale algumas dicas que podem ajudar o viajante a evitar que as férias virem um problema.
   
Branco ou verde: qual o melhor chá?
Há quem acredite que o chá branco emagreça mais do que o chá verde. Extraídas da mesma erva Camellia sinensis, as duas bebidas, no entanto, têm efeito similar na perda de peso. Especialistas afirmam que a grande vantagem do chá branco está em seu forte potencial diurético e antioxidante, que o coloca um passo a frente do chá verde em ganho de qualidade de vida. Segundo a nutricionista Alessandra Toledo, da rede Mundo Verde,os dois chás contribuem para o emagrecimento por possuírem uma substância termogênica similar à cafeína que ativa o metabolismo, acelerando a queima de calorias. Mas os especialistas alertam que nenhum dos dois faz milagre. Para que a bebida tenha efeito, são necessárias três xícaras (200ml) por dia. Ainda assim, os chás serão apenas aliados da sua dieta. Exercícios físicos regulares e um cardápio equilibrado são fundamentais para que se perca peso com saúde. Já a nutricionista Fabiana Schmidt alerta para o perigo do consumo exagerado, especialmente no caso de pessoas com tendência à pressão baixa. "O chá em excesso tem a capacidade de baixar a pressão arterial, provocando sonolência, por exemplo", comenta.
   
Aprenda a Relaxar
O atual estilo de vida acelerado ajuda a acumular no corpo altos níveis de estresse, várias técnicas de relaxamento proporcionam enormes benefícios a saúde. O relaxamento é a melhor maneira de liberar o estresse diário. Dado que qualquer alteração no estado emocional é acompanhada por mudanças no estado corporal, em tempos de stress é muito importante saber relaxar. Desta forma, aprendemos a exercer um domínio e controle de nossas funções e respostas. Relaxamento no cérebro produz os mesmos efeitos fisiológicos do sono. Portanto, um bom relaxamento pode re-energizar da mesma maneira como quando você está dormindo.
   
Será que é integral?
E o que é um alimento realmente orgânico? Esses produtos estão cada vez mais presentes na mesa de quem busca um modo de vida saudável. Mas nem sempre o que está estampado nos rótulos pode corresponder à realidade
   
Cria os Núcleos de Apoio à Saúde da Família - NASF.

Criar os Núcleos de Apoio à Saúde da Família - NASF com o objetivo de ampliar a abrangência e o escopo das ações da atenção básica, bem como sua resolubilidade, apoiando a inserção da estratégia de Saúde da Família na rede de serviços e o processo de territorialização e regionalização a partir da atenção básica.

   
A CULTURA CORPORAL: BEM X MAL

A cultura corporal é uma área da Educação Física que fala sobre a prática de exercícios que estimulem os músculos do corpo humano, o que antes acontecia por necessidade de alimentação através da caça e pesca hoje ocorre pela intensa procura da beleza que os meios de comunicação em massa padronizaram. 

   
Não fume... Pense no seu filho!
A exposição da criança a um ambiente de fumadores é um incentivo ao hábito de fumar. As crianças têm no adulto, principalmente nos pais, o seu ponto de referência para o desenvolvimento dos seus hábitos e atitudes. 
 
   
Qualidade de vida em alta na Unimed Paulistana
Pacote de férias da cooperativa médica inclui palestras sobre doenças crônicas e apresentações que visam proporcionar maior qualidade de vida à população
   
Malhar para RECORDAR

Os bons efeitos dos exercícios, sobretudo os aeróbicos, vão muito além de um corpo firme e forte. Pesquisas comprovam que eles estimulam a memória.
Uma observação interessante dos cientistas: quanto mais lúdico o exercício para o indivíduo, melhor o efeito para a memória. Ou seja: você tem de gostar da modalidade.

   
Pesquisa mostra que 30% dos brasileiros não praticam atividades físicas
A inatividade física, ou seja, indivíduos que não praticam qualquer atividade física no lazer, não realizam esforços físicos intensos no trabalho, não se deslocam para o serviço a pé ou de bicicleta, nem fazem a limpeza pesada de suas casas atinge cerca de 30% da população brasileira.
   
Farinha de Maracujá

Uma excelente arma contra o estresse e a diabete

   
Cafeína pode atrasar deterioração mental em idosas, diz estudo

 

A cafeína pode ajudar mulheres idosas a adiarem a deterioração mental, sugere uma pesquisa francesa recém-publicada.

   
Fim das drogas
“Temos uma chance entre sermos mortos pelas drogas ou ficarmos vivos sem elas. As drogas roubam da vida as sensações e as alegrias que são as únicas razões, de qualquer forma, para se viver.” –L.Ron Hubbard ( de Mais Sobre as Drogas)
   
Como funciona a Organização Mundial da Saúde
A Organização Mundial da Saúde (OMS) foi criada como uma agência específica das Organizações das Nações Unidas (ONU) em 1948. Sua existência oficial foi declarada em 7 de abril daquele ano, depois de mais da metade dos membros da ONU ter assinado sua constituição. Hoje, essa data é comemorada como o Dia Mundial da Saúde.
   
Depressão não é tristeza
   
Automedicação no inverno: a febre dos antigripais

Com a chegada do inverno e aumento na ocorrência de gripes e resfriados, aumenta também o consumo dos remédios chamados antigripais, caracterizando assim a auto-medicação.

   
Informe-se sobre stress

O stress provoca sérios efeitos físicos e emocionais, trazendo conseqüências danosas à saúde dos indivíduos, comprometendo seu desempenho profissional, familiar e social.

   
Conheça o que é qualidade de vida

A qualidade de vida é um conceito ligado ao desenvolvimento humano.

   
Aumenta a qualidade vida entre as pessoas com mais de 60 anos
   
Alimente-se bem!

 Fibras e equilíbrio da microbiota intestinal
Percebo que a preocupação com uma alimentação saudável está presente em muitas pessoas de diferentes estágios de vida. Devido ao grande número de informações veículadas pelo rádio, televisão, jornal, revista e a própria web, muitas vezes fica complicado para você saber o que é certo ou errado na hora de elaborar um cardápio balanceado.


   
O que é R.P.G.?

A Reeducação Postural Global, método francês de tratamento fisioterápico, é umas das técnicas mais inteligentes de que se tem notícia, como abordagem corretivo-preventiva, fundamentando-se na Biomecânica Moderna e Neurofisiologia.
   
Dor na coluna? Conheça os tratamentos mais indicados
Um recente estudo sobre prevalência de dor na coluna feito pelo CDC nos Estados Unidos avalia que a prevalência (quantidade de pessoas que apresentam um problema num determinado intervalo de tempo) de dores na coluna naquele país, num período de 3 meses, é cerca de 31% em adultos (1/3 dos americanos com 18 anos ou mais).
   
As barreiras individuais à promoção de saúde e qualidade de vida


Nos últimos anos temos observado um crescente movimento pelo bem estar, promoção da saúde e pela qualidade de vida.

   
Dor nas costas - a coluna pede socorro

De cada dez pacientes com dor nas costas, sete têm problemas de coluna. A causa principal da dor é um erro de postura, isto é, andar, sentar e deitar em posição viciosa. A correção visa não agredir o eixo de sustentação do corpo.  A causa principal da dor é um erro de postura, isto é, andar, sentar e deitar em posição viciosa.

   
Cones Chineses
Cones Chineses – desobstrução das vias respiratórias (Nariz Garganta e Ouvidos)
   
Queimar calorias e definir os músculos com esportes de aventura

Que tal entrar em forma com uma boa dose de adrenalina? Não, não se trata de uma nova atividade das grandes academias de ginástica, mas de sair desse ambiente costumeiro e praticar esportes de aventura em contato com a natureza.

   
LESÕES E CALÇADOS ESPORTIVOS ADEQUADOS

Usar um calçado adequado durante uma atividade física pode ajudar na performance e até mesmo garantir que problemas como torção, lesão muscular, entorse e até mesmo fraturas ósseas mais sérias atrapalhe o treinamento.

   
M E D I C I N A - PRINCIPAIS DOENÇAS
 Alcoolismo ; Alergia ; Alzheimer ; Anorexia E Bulimia ; Asma ; Botulismo ; Bronquite Aguda ; Câncer ; Câncer de mama ; Câncer de Próstata ; Catarata ; Cistite ; Colesterol ; Dengue ; Depressão...
   
Anorexia e Bulimia

Nos últimos anos, observa-se que há um número crescente de pessoas entre nós que apresentam transtornos no comportamento alimentar. Este aumento de incidência está relacionado à importância que se atribui à imagem corporal nos países desenvolvidos e às mudanças observadas nos padrões alimentares da população em geral.

   
Como prevenir as lesões no joelho

Nos Estados Unidos, mais de 10 milhões de lesões esportivas são tratadas anualmente. A maioria delas é são provocada por métodos inadequados de treinamento, alterações estruturais, fraqueza muscular, desgaste crônico e lacerações decorrentes de movimentos repetitivos que geram sobrecarga nas articulações do corpo. No Brasil, também é grande o número de afastamentos do esporte por causa de lesões.

   
Eliptico

Elíptico

Chegou o Aparelho Elíptico simulador de caminhada com baixo impacto nas articulações  

   
Voltar Topo Indicar a um amigo Imprimir
 
JORNAL SÃO PAULO CENTER  (11) 4395-0925 ou WhatsApp (11) 9-8487-4996