no site na web Voltar ao inícioHomePesquisarPesquisarMapa do siteMapa do Site

Farinha de Maracujá

Quantas vezes, naquele momento de irritação ou nervoso, você já não recorreu a um bom suco de maracujá? Famosa por sua ação tranqüilizante, a bebida é bem requisitada nessas horas. Mas há, ainda, um outro benefício. A fruta relaxante possui uma poderosa arma, para quem sofre de diabetes. É a pectina, presente em sua casca, região que, na maioria das vezes, por preguiça ou desconhecimento, vai para o lixo. Na verdade, essa substância está presente em várias frutas como o pêssego e a maçã. Mas a desvantagem é que elas possuem muito açúcar, diferente da farinha do maracujá, pobre no ingrediente.

A pectina é uma fibra poderosa contra os picos de glicose. Os especialistas explicam que, quando consumida, a substância se transforma em um gel que não é absorvido no processo de digestão. Enquanto isso, em seu trajeto pelo sistema digestivo, ela vai carregando consigo, não somente a glicose, mas também o colesterol, presente nos alimentos ingeridos, até o momento de serem eliminados. Sendo assim, a farinha da casca do maracujá, acaba por ser também um excelente instrumento contra essa gordura tão maléfica para as artérias. Os nutricionistas também afirmam que o produto favorece a perda de peso, pois essa espécie de gelatina em que a substância se transforma faz volume no estômago, dando a sensação de saciedade.

Para fazer a farinha da fruta, é só colocar a casca no liquidificador, após ser devidamente torrada no forno, e depois peneirá-la, para tirar os grumos. Fazendo isso, você já poderá acrescentá-la em pratos e bebidas. Os nutricionistas pedem apenas para não exagerar no consumo, pois o excesso de fibras pode causar diarréia. Basta uma colher de sopa dissolvida nos alimentos.

Bom apetite!


por Ana Elisa Arnold
colaboradora
Data:06.08.2007
Fonte:http://marciapeltier.ig.com.br/home.asp?id=1934&codsit=9051&codparext=1067

 
 
Voltar Topo Indicar a um amigo Imprimir
 
JORNAL SÃO PAULO CENTER  -  AESCALADA - ACADEMIA BRASILEIRA DE ESPORTES
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS TREINADORES ESPORTIVOS E PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Telefones: (11) 3754-2364 ou 9-9298-9006 - WhatsApp (11) 9-5847-9889 tim
  Nipotech