no site na web Voltar ao inícioHomePesquisarPesquisarMapa do siteMapa do Site

Fim das drogas


Entendendo o Problema da Droga
 

                    
Serviços de Educação Sobre Drogas e de Reabilitação


                   

 
A Espiral  Destrutiva da Dependência Química

Sumário:


O que causa a Droga-Adição e o Alcoolismo?
                                                                    A Espiral da Destruição
                                                                    O que é uma Droga?
Como as Drogas afetam a Mente?
O que é a Dependência Química?

O Ciclo da Dependência Química
A droga-adição Segue um Ciclo assim:
Drogas e Problemas
O processo a Dependência...
Como as Drogas Afetam o Comportamento
Tolerância às Drogas e ao Álcool
As Drogas e a Mudança da Personalidade

Os Aspectos Bioquímicos da Dependência Química
O ciclo do Abandono da Droga, Abstinência, Desespero e a Recaída
Os Dependentes não podem Abandonar o Uso das Drogas Por Duas Razões

Acabando com a Dependência da Droga pelo Método Narconon
O Programa Narconon Soluciona a Fissura pela Droga
O Programa Narconon Lida com a Personalidade Bioquímica
A Origem do Programa Narconon
Especialistas  apóiam o Programa Narconon
Credenciais

                  Taxa de Sucesso                                                             
                                                                                           
                              Narconon        Tratamentos Tradicionais

        (35) 3433-2141       Visite nossos sites
www.narconon.org.br
www.addiction2.com
ww                                                                                                               Alternative-sentencing.com


O Que Causa a Droga-Adição e o Alcoolismo?

A Espiral da Destruição                                                                   
Ninguém quer ser um dependente em drogas ou alcoólatra, mas isto não impede as pessoas de
se tornarem viciadas.

  A pergunta mais comumente feita é simplesmente- como? Como puderam meu filho, filha, pai, irmã ou irmão se tornarem um mentiroso, um ladrão, alguém em quem não se pode confiar? Como isto pôde acontecer? E por que eles não param?

A primeira coisa que você precisa entender sobre a dependência é que o álcool e as drogas viciantes são basicamente destruidores da dor. Suas químicas destroem a dor física e emocional e alteram a percepção da realidade da mente. Fazem as pessoas se entorpecerem.

Para as drogas se tornarem atraentes para uma pessoa, deve haver primeiro alguma infelicidade oculta, sensação de desesperança ou dor física.

Antes de tratarmos das perguntas sobre a causa, aqui está uma pequena informação anterior...

O que é uma Droga?

Em termos médicos, uma droga é qualquer substancia que quando levada para dentro de um organismo vivo pode modificar uma ou mais das suas funções. As drogas podem prover um alívio temporário dos sintomas da doença e/ou suprir permanentemente o corpo com uma substancia necessária que ele já não possa mais produzir. Algumas drogas produzem efeitos colaterais indesejados. Algumas drogas nos levam a uma dependência doentia que tem raízes tanto físicas como comportamentais.


Como as Drogas Afetam a Mente?

A mente é nosso instrumento mais importante. Com nossa mente, resolvemos problemas que enfrentamos na vida. As drogas fazem muitas coisas que prejudicam a nossa habilidade de pensar ou de estarmos plenamente conscientes das coisas que nos cercam no tempo presente. Esses efeitos continuam bem depois de os efeitos da droga parecerem ter se acabado.

Drogas viciantes ativam os sistemas de recompensa do cérebro. A promessa da recompensa é muito intensa fazendo com que o indivíduo anseie pela droga e que foque suas atividades ao redor de consumir a droga. A habilidade das drogas viciantes ativam os mecanismos de recompensa do cérebro de maneira fortíssima e suas habilidades de alterar quimicamente a funcionalidade normal desses sistemas podem produzir a dependência química. As drogas também reduzem  o nível de consciência da pessoa, prejudicando a habilidade de pensar ou de estar plenamente consciente das coisas presentes no ambiente.


Devido aos efeitos das drogas na mente, uma pessoa com uma história de uso de droga não está registrando muito bem o que está acontecendo à sua volta. Bem diante dos seus olhos, enquanto está aparentemente na mesma sala que você, fazendo as mesmas coisas, ela está de fato apenas parcialmente lá e parcialmente em alguns eventos do passado. O usuário de drogas não está se movendo na mesma série de eventos que os outros. Isto se dá  levemente, quando a pessoa é vista cometendo erros ocasionais, ou pode ser tão sério quanto a insanidade total- onde os eventos parecem para ela completamente diferentes do que parecem para qualquer outra pessoa. E podem existir todos os graus entre esses dois.

Não é que o usuário de drogas não sabe o que está acontecendo. É que ele percebe algo mais acontecendo  ao invés da real série de eventos que estão acontecendo ao seu redor.

“Temos uma chance entre sermos mortos pelas drogas ou ficarmos vivos sem elas. As drogas roubam da vida as sensações e as alegrias que são as únicas razões, de qualquer forma, para se viver.” –L.Ron Hubbard ( de Mais Sobre as Drogas)

O que é a Dependência Química?

Se a pessoa é geneticamente ou bioquimicamente predisposta à dependência das drogas ou ao alcoolismo é uma controvérsia que tem sido debatida por anos dentro da comunidade científica. Uma escola de pensamentos defende o “ conceito da doença”, abraçando a noção de que a dependência é uma doença hereditária , e que o indivíduo está permanentemente doente a um nível genético mesmo no caso daqueles que experimentam longos períodos de sobriedade.

Outra filosofia argumenta que a dependência é um problema duplo consistindo de uma dependência física e mental dos químicos, composto por uma desordem mental pré-existente a qual os físicos categorizam  dentro de diagnósticos como depressão clínica, desordem bipolar, etc. É verdade que as drogas viciantes estimulam os centros de prazer do cérebro, causando tanto a redução da dor como a elevação do humor.

Uma terceira filosofia afirma a idéia de que a dependência química é uma ramificação do desequilíbrio  no sistema neurológico. A verdade nesta teoria é que o uso repetido de drogas viciantes resulta numa dependência física ou tolerância, onde doses elevadas da droga devem ser tomadas para alcançar os mesmos resultados. A tolerância ocorre quando a pessoa já não responde  à droga da forma que ela inicialmente respondia. Então, por exemplo, no caso da heroína ou morfina, a tolerância é desenvolvida rapidamente aos efeitos analgésicos ( destruidor da dor) da droga. Apesar de que o desenvolvimento da tolerância ainda não seja uma dependência, muitas drogas que produzem tolerância também possuem um potencial viciante.

O fato permanece de tal forma que há pesquisas científicas que apóiam todos esses conceitos. A questão de a dependência química ser ou não genético, comportamental ou bioquímico, não tem uma resposta absoluta. O aspecto distinto da condição comumente referida como sendo uma dependência químicaé a habilidade da droga de dominar o comportamento do indivíduo, indiferentemente se a dependência física também é produto da droga.

Há uma vasta variedade de métodos de tratamento sendo usados hoje em dia baseados na

“Por 30 anos tenho andado por aí indo de programa em  programa achando que estava lutando contra o meu problema com a droga. Agora pela primeira vez na minha vida estou plenamente livre da droga- em pensamentos, mentalmente e fisicamente. Sei que nunca mais vou tocar nas drogas outra vez.” LK
Diplomado pelo Narconon

aplicação de quaisquer escolas de pensamento que o provedor do tratamento acredite. Com uma taxa de recuperação ao redor dos 16 a 20%, baseados em análises estatísticas das medias nacionais, a mensagem é clara : ainda temos muito mais o que aprender se quisermos elevar a taxa de recuperação a um nível mais desejável.

Há ainda uma quarta escola de pensamentos que tem provado ser mais acurada. Tem a ver com o ciclo de vida da dependência. Este dado é aplicável universalmente para a dependência, não importa que hipótese é usada para explicar o fenômeno da dependência da droga.


O Ciclo da Dependência Química

A Droga-adição Segue um Ciclo assim:

O ciclo de vida da dependência começa com um problema, desconforto ou algum tipo de dor emocional ou física que a pessoa esteja experimentando. Elas acham muito difícil de se lidar com aquilo.

Começamos com um indivíduo que, como a maior parte das pessoas na nossa sociedade, é basicamente bom. Esta pessoa encontra um problema ou desconforto com o qual não sabem como lidar ou não podem confrontá-lo. Isto poderia incluir problemas tais como dificuldades de “se encaixarem”

como crianças ou adolescentes, ansiedade devido a pressões surgidas ou expectativas de trabalho, problemas de identidade ou o divórcio, quando são adultos. Também pode incluir desconforto físico, assim como um ferimento ou dor crônica.

A pessoa experimentando o desconforto tem um problema real. Ela sente que a sua atual situação é insuportável, e não vê boa solução para o problema.

Todo mundo tem experimentado isto em suas vidas num maior ou menor grau. A diferença entre um dependente e um não-dependente é que o dependente escolhe as drogas ou álcool como solução para um problema indesejado ou desconforto.

Drogas e Problemas

Esta pessoa experimenta drogas e álcool. As drogas PARECEM solucionar seu problema. Ela se sente melhor. Pelo fato de agora ela PARECER mais capacitada para lidar com a vida, as drogas se tornam valiosas para ela. A pessoa procura nas drogas ou álcool a cura para sentimentos indesejáveis. Os efeitos destruidores da dor que as drogas e o álcool proporcionam tornam-se uma solução para o seu desconforto. Inadvertidamente a droga ou o álcool agora se tornam valiosos porque a ajudaram a se sentir melhor. Este alívio é o motivo principal de uma pessoa usar drogas ou beber pela segunda ou terceira vez. É só uma questão de tempo antes de ela se tornar completamente viciada e perder a habilidade para controlar seu uso da droga. A droga- adição resulta do uso excessivo ou contínuo das drogas como uma formação de hábito psicológica na tentativa de resolver os sintomas mascarados do desconforto ou infelicidade.


Os Progressos da Dependência Química...

Comparável a um adolescente juvenil no seu primeiro namoro, o uso das drogas ou álcool tornam-se obsessivos. A pessoa viciada está presa numa armadilha. Qualquer que seja o problema que ela esteja inicialmente tentando solucionar usando drogas ou álcool, ele desaparece da memória. Neste ponto, tudo em que ela pode pensar é em conseguir e consumir drogas. Ela perde a sua habilidade para controlar o seu uso e desconsidera as horríveis conseqüências das suas ações.
 


Como as Drogas Afetam o Comportamento

O dependente vai agora tentar esconder o fato de que consome droga dos amigos e dos membros da família. Vai começar a sofrer com os efeitos da sua própria desonestidade e com a culpa. Ele  pode se tornar  introvertido e difícil de convencer pela lógica. Ele pode comportar-se de modo estranho.
Quanto mais ele usar drogas e álcool, mais culpado vai se sentir, quanto mais culpado se sentir, mais deprimido vai se tornar. Vai sacrificar sua integridade pessoal, seus relacionamentos com amigos e com a família, seu emprego, suas economias, e quaisquer outras coisas que ele possa ter, no intuito de conseguir mais drogas. As drogas passam a ser agora as coisas mais importantes na sua vida. Seus relacionamentos e desempenho no trabalho irão drasticamente ladeira a baixo.


A Tolerância à Droga e ao Álcool

Em adição ao estresse mental criado pelo seu comportamento não ético, o corpo do dependente também se adaptou à presença das drogas. Ele vai experimentar uma esmagadora obsessão por conseguir e consumir suas drogas, e vai fazer qualquer coisa para evitar a dor da abstinência que provem delas. É aí quando os seres dependentes recém-criados experimentam o desespero pela droga.
 
Ele agora busca drogas tanto pela recompensa do “prazer” que elas lhe proporcionam, como para evitar os horrores físicos e mentais da abstinência. Ironicamente, a habilidade do dependente em ficar “ligado” com o álcool ou droga, gradualmente decresce à medida que seu corpo vai se adaptando à presença de químicos estranhos. Ele precisa consumir mais e mais, não apenas para conseguir um efeito, mas freqüentemente somente para conseguir funcionar mesmo.

  Neste ponto, o dependente  fica preso numa espiral de destruição viciante. As drogas das quais ele abusa o transformaram tanto física como mentalmente. Ele cruzou uma linha invisível e intangível. Ele é agora um dependente da droga ou um alcoólatra.


As Drogas e As Mudanças da  Personalidade

Existe essa coisa de “personalidade da droga”. Ela é artificial e é criada pelas drogas. As drogas podem mudar a atitude de uma pessoa, da sua personalidade original para as secretamente protegidas hostilidades e ódios que ela não permite que seja visto na sua superfície.
 
Isto estabelece um elo de ligação entre as drogas e as crescentes dificuldades com o crime, produção e desmantelamento da moderna cultura social e industrial.

A personalidade da droga inclui essas características:

Oscilações de humor.
Falta de confiança. Falta de confiança para terminar projetos.
Ressentimentos  não expressados e ódios secretos.
Desonestidade. Mentir para a família, amigos, empregadores.
Abster-se daqueles que o amam. Se isolar.
Pode parecer cronicamente deprimido.
Pode começar a roubar da família e dos amigos.

 


Os Aspectos Bioquímicos da Dependência Química

Quando uma pessoa bebe ou usa drogas por um período de tempo, o corpo torna-se desabilitado para eliminar todas elas. As drogas e o álcool são desmanchados no fígado. Estes metabolitos, ( as substancias nas quais o corpo converte as drogas e o álcool) embora sejam removidos rapidamente da corrente sanguínea, ficam presos nos tecidos gordurosos. Existem vários tipos de tecidos que têm alto teor de gordura, a coisa em comum entre eles- e o problema que precisa ser mostrado- é que estes resíduos de drogas permanecem ali por anos. Os tecidos nos nossos corpos que possuem alto teor de gordura são modificados muito lentamente. Quando são modificados, os metabolitos de drogas estocados são despejados na corrente sanguínea e reativam os mesmos centros cerebrais da mesma forma se a pessoa, de fato, tivesse consumido a droga. O antigo dependente, agora experimenta uma reestimulação da droga ( ou “flashbacks”) e o desespero pela droga. Isto é comum nos meses após o dependente ter deixado a droga e pode continuar ocorrendo por anos, mesmo décadas.
 
     Células Gordurosas ( Representação Ampliada)

O ciclo do Abandono da Droga, Abstinência, Desespero e Recaída

Quando o dependente inicialmente tenta deixar as drogas, células no cérebro que estiveram acostumadas com grandes quantidades desses metabolitos são agora forçadas a se virarem com quantidades muito menores. Mesmo quando os sintomas da abstinência diminuem, o cérebro “necessita” que o dependente lhe dê mais da droga. Isto é chamado de desespero pela droga. Desespero é uma urgência extremamente poderosa e pode fazer com que a pessoa crie todos os tipos de “razões” pelas quais deveria estar consumindo drogas ou bebendo outra vez. Ela agora está numa armadilha, num ciclo interminável de tentar abandonar a droga, desesperar-se, recair e temer os períodos de abstinência.

Eventualmente, as células do cérebro vão outra vez se acostumar a ter níveis mais baixos de metabolitos de drogas. Mas, pelo fato de os depósitos dos metabolitos de droga ou álcool serem lançados de volta na corrente sanguínea a partir dos tecidos adiposos que estiveram retendo-os por anos, sentir desespero e recair, permanecem uma causa com que nos preocupar. Deixada de lado, a presença dos metabolitos mesmo que em quantidades microscópicas fazem com que o cérebro reaja como se o dependente tivesse novamente de fato consumindo drogas e pode fazer com que se estabeleça o desespero e a recaída, mesmo após anos de sobriedade.

Os Dependentes Não Podem Abandonar o Uso das Drogas Por Duas Razões. Elas São:

1. Desespero físico e mental causado pelos resíduos que permanecem no corpo.
2. A Personalidade Bioquímica causada pelas drogas e pelo estilo de vida que a pessoa adotou para obtê-las.

Deixadas sem solução, essas manifestações vão assombrar uma pessoa por anos, mesmo se ela se mantiver sóbria. Deixado sem tratamento, isto vai disparar uma recaída. Estes sintomas não resolvidos, sejam eles físicos ou mentais em sua origem, criam um tipo de estresse mascarado de baixo nível que não pode ser completamente ignorado pelo dependente. O dependente pode  “dizer simplesmente  não” umas mil vezes, mas basta ele dizer “sim” uma única vez para reiniciar o ciclo da dependência outra vez.

 


Acabando com a Dependência da Droga pelo Método Narconon

O programa Narconon, estabelecido pela primeira vez em 1966 é único. É um programa comprovado de sair e permanecer fora das drogas. A chave para o sucesso deste Programa Narconon é a Tecnologia de Reabilitação das Drogas desenvolvida pelo autor e humanista L.Ron Hubbard. Esta metodologia tem sido usada com sucesso por centenas de milhares de pessoas por todo o mundo para liberá-las da necessidade das drogas e readquirirem o controle de suas vidas.
                                
 

                        Número de Dias em Tratamento

O Programa Narconon, diferentemente dos tratamentos mais tradicionais, lida tanto com os problemas físicos como mentais trazidos pelo uso das drogas. Nós restabelecemos o dependente, tanto mental como fisicamente, para que ele volte a ser a pessoa que era antes de começar a usar drogas ou álcool. O resultado final é uma taxa de sucesso de 3 a 4 vezes maior que a de outros programas. Nenhuma dessas soluções envolve o uso de qualquer droga.

O Programa Narconon Soluciona as Fissuras pela Droga

Enquanto as drogas e seus metabolitos rapidamente se tornam indetectáveis no sangue e na urina, alguns tão rapidamente como em 3 dias após o último uso, os metabolitos das drogas permanecem estocados nos tecidos adiposos por anos. O fato de aqueles resíduos de drogas acumulados continuarem a causar sintomas adversos levou L.Ron Hubbard a desenvolver um programa preciso em reduzir os níveis de toxinas no corpo para auxiliar na recuperação.


O gráfico representa metabolitos de cocaína sendo excretados pelo suor e pela urina de pacientes participando no Programa Narconon  de Desintoxicação Vida Nova. Os níveis de metabolitos de drogas não são detectados em pacientes antes do começo deste programa, então aumentam dramaticamente e lentamente perdem força à medida que o programa é continuado. Isto apóia o argumento de que os resíduos das drogas permanecem nos tecidos gordurosos e que o tratamento correto pode mobilizar e removê-los através dos sistemas excretórios  do corpo.

O Programa Narconon de Desintoxicação Vida Nova utiliza uma combinação de exercícios, induz ao suor numa sauna e administra suplementos nutricionais para produzir os seguintes resultados:
• Redução ou eliminação do desespero pela droga e pelo álcool.
• Redução ou eliminação de muitos sintomas associados com a droga- adição e alcoolismo. Entre eles podem ser incluídos a depressão,  irritabilidade e a fadiga.
• Habilidade para pensar com mais clareza.
• Melhora na memória e na atenção span.
• Aumento de energia.
• Aumento do sentimento de bem estar.
• Entusiasmo pela vida.

O Programa Narconon Trata da Personalidade Bioquímica

William Benitez, fundador do programa Narconon, reconheceu que a dependência da droga era um tipo de desabilidade. Utilizando o método Hubbard de desintoxicação, ele começa a evolução do que viria a se tornar um programa compreensivo destinado a superar a desabilidade da dependência, restaurando as habilidades naturais da pessoa viciada.
Uma combinação de desintoxicação física, formas exclusivas de terapias cognitivas e objetivas, e treinamento das habilidades para a vida, o Programa Narconon se dá em fases onde nossos “estudantes” completam uma série de diferentes cursos destinados a complementarem e expandirem uns aos outros.


Fase I:

Abstinência da Droga- assiste o indivíduo para cessar o uso corrente das drogas rapidamente e com um mínimo de desconforto através de nutrição apropriada, vitaminas e cuidados por parte da equipe experiente do Narconon.

O Curso de Treino das Rotinas Terapêuticas- extroverte o estudante e o coloca em melhor comunicação com os outros e com o meio ambiente.

O Programa Narconon de Desintoxicação Vida Nova- O programa consiste num regime específico de exercícios, sauna e suplementos nutricionais que eliminam  os resíduos de droga  e outras toxinas acumuladas no tecido gorduroso. 


Fase II:

O curso de Aprendizagem de Melhoramento- dá ao estudante a habilidade de estudar e reter o conhecimento reconhecendo e ultrapassando as barreiras para o estudo e para a aprendizagem.

O curso de Percepção & Comunicação- aumenta a consciência e ajuda o estudante a controlar e estar numa melhor comunicação com o mundo. O estudante também ajuda outro estudante a fazer os exercícios. Ao assumir a responsabilidade de ajudar o outro, o estudante aumenta sua própria responsabilidade e ganha habilidade para lidar com a vida e ajudar os outros.

“Os resultados que tenho conseguido através do  Programa Narconon superaram minhas mais vastas expectativas. Pela primeira vez em 20 anos sinto-me feliz e no controle da minha vida. Não posso expressar minha gratidão por meras palavras ou ações mas acredito firmemente que este curso e essas pessoas salvaram a minha vida. Obrigado.” PT
Diplomado pelo Narconon


Fase III:

O Curso dos Altos & Baixos na Vida  transmite o conhecimento necessário para  se alcançar uma maior estabilidade pessoal e felicidade na vida. O estudante aprende as características da personalidade social assim como da personalidade anti-social de forma que possa notar a diferença e fazer uma melhor escolha de amigos e associados.

O Curso de Valores Pessoais & Integridade  transmite o conhecimento necessário para determinar seus próprios valores e alcançar uma integridade e honestidade pessoal mais alta. Mostra como corrigir ações de não sobrevivência retirando a si mesmo de ações prejudiciais do passado.

O Curso Narconon de Mudança das Condições de Vida  o curso usa a tecnologia de ética desenvolvida por L.Ron Hubbard para aplicar os passos precisos que melhoram as condições na vida e reparam as más condições prévias.

O Curso Narconon do Caminho Para a Felicidade- ensina ao estudante um código de moral secular como um guia para se viver uma vida feliz.

O Programa Narconon Alcança uns 78% de Taxa de Sucesso.

O Narconon  Arrowhead, diferentemente a outros programas, lida com todos os aspectos da dependência. Recuperamos o dependente tanto mental como fisicamente. Um diplomado pelo programa Narconon se recuperou e continuará  bem se usar as ferramentas que aprendeu e praticou enquanto esteve no programa Narconon. A premissa do modelo Narconon é que um dependente antigo pode alcançar uma nova vida.


A Origem do Programa Narconon

Aos 19 de Fevereiro de 1966, William Benitez,fundou o NARCONON ( traduzindo: NÃO aos NARCÓTICOS). Interno da Prisão Estadual do Arizona, ele recebeu permissão para trabalhar com 20 dependentes convictos num processo de triagem. Hoje, o Narconon se expandiu para incluir 109 centros por todo o mundo oferecendo serviços de educação e reabilitação.

“Demonstrei aos oficiais que qualquer pessoa, internos ou não, poderiam se beneficiar do Narconon porque sua atenção estava voltada para o aumento das habilidades, que tínhamos um mecanismo ético construído dentro do programa, e que a responsabilidade e envolvimento requerido de um membro logo dissuadiria qualquer um que não acreditasse na melhoria...O programa foi tanto de encontro com suas expectativas que sete meses após a abertura do Narconon, eu estava sendo chamado para iniciar outro programa para jovens infratores instalados no anexo do lado de fora das paredes do presídio.”


William Benitez
    Fundador do Narconon


Especialistas Apóiam o Programa Narconon 

“ Nunca, na verdade, gostei do conceito do uso de drogas e medicamentos para solucionarem os problemas criados pelas drogas e medicamentos. Existe um lugar para a medicação, mas é definido e limitado. Portanto, desde o começo da minha prática esta era uma preocupação séria para mim saber onde poderia estar enviando pacientes para serem tratados.

Como medica era evidente para mim que as conseqüências físicas, mentais e emocionais a longo prazo do uso das drogas tinha alguma coisa a ver com os efeitos residuais das próprias drogas. Este era  também claramente o caso das toxinas industriais e ambientais.

Os procedimentos médicos costumeiros não encontraram solução para este problema das drogas e dos resíduos tóxicos. Vários “tratamentos” têm sido proferidos, abrangendo desde pontos de vistas psiquiátricos de fazer com que a pessoa creia que o problema que estava experimentando com as toxinas estava todo na sua mente, até a administração de drogas para suprimir os sintomas exibidos. Esses “tratamentos” só serviram para tornar o problema mais complexo. Mas com a liberação do  Programa Narconon de Desintoxicação Vida Nova, que utiliza as pesquisas de L.Ron Hubbard, descobri que tínhamos a solução nas mãos.

A depressão, desesperança e medo, que tão comumente acompanham tais problemas eram evidentes em muitos dos meus pacientes. Até a conclusão do programa Narconon, ao qual eu os encaminhei, eles se transformaram tanto física quanto mentalmente. O tema em comum expressado por aqueles que o completaram é que eles já não estavam obstruídos por químicos que estavam destruindo suas vidas. Expressaram aumento na clareza mental e nova esperança para o futuro. Suas vidas após a conclusão do programa eram mais felizes, mais saudáveis, e mais produtivas. Além do programa de desintoxicação os benefícios dos cursos de habilidades praticas para a vida foram uma parte importante na estabilidade das suas recuperações. Fiquei satisfeita em  ver até mesmo o “coração mais duro”, casos aparentemente sem esperanças recuperarem e salvarem suas vidas.

Geralmente não temos boas notícias na nossa luta com as conseqüências do abuso do álcool e das drogas na nossa sociedade. Tenho a satisfação de dizer que o programa Narconon traz boas notícias. Eu os encorajo para que revejam-no cuidadosamente e considerem a possibilidade de usá-lo. Há muitos anos atrás tive e continuo tendo a possibilidade de ajudar a salvar muitas vidas como resultado.”


Megan Shields, MD
Diplomada pela Faculdade de Medicina da Virgínia
Diplomada pelo Conselho Americano de Prática de Família
Especialista no Abuso de Substancias e Saúde Pública

“As pessoas viciadas caracteristicamente subordinam valores tais como o trabalho, a família, os relacionamentos, e as responsabilidades com a comunidade para ingerirem  de forma imprudente as drogas e/ou o álcool. As negligências sociais e comportamentos criminosos são companheiros freqüentes do abuso das drogas e do alcoolismo. Esforços para desenvolverem um sistema normativo, como é feito pelo Narconon, deveria resultar em resultados favoráveis. Narconon tem demonstrado que esta redefinição do sistema normativo com usuários de drogas é possível de ser implementada com  empatia, compaixão e respeito pelo dependente.”


                                      Alfonzo Paredes, MD
Professor de Psiquiatria, UCLA Escola de Medicina
Certificado pelo Conselho em Psiquiatria e Neurologia.

 
 
Voltar Topo Indicar a um amigo Imprimir
 
JORNAL SÃO PAULO CENTER  (11) 4395-0925 ou WhatsApp (11) 9-8487-4996