no site na web Voltar ao inícioHomePesquisarPesquisarMapa do siteMapa do Site

Dengue Tipo 4

O mosquito transmissor é o mesmo?
Sim. Trata-se do mesmo vetor, a fêmea do Aedes aegypti. "O mosquito sempre teve hábitos periféricos, mas com o crescimento das cidades ele se adaptou às zonas urbanas. Portanto, seu alcance hoje é muito maior", diz o infectologista Jean Carlo Gorinchteyn, do Instituto Emilio Ribas. O Aedes é parecido com o pernilongo comum, mas seu corpo é escuro e rajado de branco e ele tem o hábito de picar durante o dia.

Por que só a fêmea do mosquito transmite a doença?
A fêmea precisa de sangue para a produção de ovos. Tanto o macho quanto a fêmea se alimentam de substâncias que contêm açúcar (néctar e seiva, entre outros), mas como o macho não produz ovos, não necessita de sangue. Embora possam ocasionalmente se alimentar com sangue antes da cópula, as fêmeas intensificam a voracidade pela hematofagia após a fecundação, quando precisam ingerir sangue para realizar o desenvolvimento completo dos ovos e maturação nos ovários. Pesquisadores da Fiocruz apontam que, normalmente, três dias após a ingestão de sangue as fêmeas já estão aptas para a postura, passando então a procurar local para desovar.

Quais são os sintomas da dengue tipo 4?
"Todos os sorotipos apresentam as mesmas manifestações clínicas", diz a virologista Rita Nogueira. Os sintomas, portanto, são: dores pelo corpo e nas articulações; dores de cabeça (com o incômodo localizado acima e atrás dos olhos); febre alta e cansaço intenso. Podem ocorrer ainda náuseas, falta de apetite e dor abdominal. Os sintomas costumam surgir de três a quinze dias após a picada do mosquito infectado. A dengue não vem acompanhada de quadros de espirro ou tosse.

Quanto tempo dura o quadro?
De acordo com especialistas do Ministério da Saúde, a febre costuma durar de três a oito dias. E geralmente o doente leva uma semana para se recuperar. A prostração e a falta de apetite podem demorar até 15 dias para desaparecer. A recuperação costuma ser total.

Quem já teve outros tipos de dengue está imune ao DENV-4?
Não. A imunidade associada à dengue é sorotipo-específica. Ou seja, quando uma pessoa é infectada por um determinado sorotipo da dengue, fica imune apenas contra ele. Deste modo, um indivíduo pode ter dengue no máximo por quatro vezes, cada uma delas causada por um sorotipo diferente.

 
 
Voltar Topo Indicar a um amigo Imprimir
 
JORNAL SÃO PAULO CENTER  -  AESCALADA - ACADEMIA BRASILEIRA DE ESPORTES
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS TREINADORES ESPORTIVOS E PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Telefones: (11) 3754-2364 ou 9-9298-9006 - WhatsApp (11) 9-5847-9889 tim
  Nipotech