no site na web Voltar ao inícioHomePesquisarPesquisarMapa do siteMapa do Site

Alimente-se bem!

Hoje observei um homem que tomava seu lanche na padaria. --felizmente ou infelizmente, involuntariamente reparo no que as pessoas comem e como comem. Mas é claro que observo de forma silenciosa, não verbalizo nenhum comentário.

Bem, o que me deixou intrigada no que observei foi que o indivíduo comia um mamão papaya. Até aqui tudo bem. Mas ele comia também as sementes e, no que pude observar, as expressões não eram de pleno prazer. Comecei a pensar se a ingestão das sementes era para melhorar o funcionamento do intestino, ou apenas para aumentar a quantidade de fibras ingerida.

Exatamente pelo ocorrido, resolvi falar um pouco de fibras, probióticos e funcionamento do intestino para tentar desmistificar algumas recomendações;

Para entender melhor: as fibras são essenciais para o bom funcionamento do intestino. De uma forma genérica temos dois tipos de fibras, as solúveis e as insolúveis. Apesar de ambas auxiliarem o funcionamento do intestino, elas apresentam funções diferentes.

Fibras insolúveis, presentes nos grãos integrais, nos cereais integrais, auxiliam na formação do bolo fecal. Em quantidades exageradas pode eliminar as vitaminas e minerais ingerida,

Fibra solúvel: presentes nas polpas de frutas, verduras e legumes. A pectina é considerada uma boa fibra solúvel. Elas auxiliam na normalização da microbiota intestinal, são eficientes para tratamento da constipação intestinal, diminuem o índice glicêmico dos alimentos, aumentam o poder de saciedade de uma refeição, auxiliam no tratamento do colesterol.

A recomendação de fibra para um adulto é de 30 gramas por dia, sendo o ideal dividir esse valor entre insolúvel e solúvel. E para isso é necessário incluir em seu cardápio cerca de cinco porções entre frutas, verduras e legumes (aproximadamente 400 gramas), como também incluir algum cereal integral, como o trigo integral, ou até a aveia.

Para equilibrar a microbiota intestinal, você também pode utilizar os probióticos, que são considerados "suplementos alimentares" --eleafeta de forma benéfica o balanço microbiano intestinal. Hoje temos várias marcas de iogurte e leite fermentado que apresentam esses microorganismos, sendo os mais conhecido os lactobacillus vivos. São realmente excelentes para regularizar o funcionamento do intestino. Uma dose de um desses produtos diariamente é suficiente para obter o benefício.

Fonte: ANDRÉA GALANTE
Colaboração para a Folha Online

 
 
Voltar Topo Indicar a um amigo Imprimir
 
JORNAL SÃO PAULO CENTER
Telefones: (11) 3754-2364 ou 9-9298-9006 - WhatsApp (11) 9-5847-9889 tim