no site na web Voltar ao inícioHomePesquisarPesquisarMapa do siteMapa do Site
História do futebol
O futebol é um dos esportes mais populares no mundo. Praticado em centenas de países, este esporte desperta tanto interesse em função de sua forma de disputa atraente.
   
Futebol
Introdução: O futebol é um dos esportes mais populares no mundo. Praticado em centenas de países, este esporte desperta tanto interesse em função de sua forma de disputa atraente. Origem do futebol: Embora não se tenha muita certeza sobre os primórdios do futebol, historiadores descobriram vestígios dos jogos de bola em várias culturas antigas. Estes jogos de bola ainda não eram o futebol, pois não havia a definição de regras como há hoje, porém demonstram o interesse do homem por este tipo de esporte desde os tempos antigos. O futebol tornou-se tão popular graças a seu jeito simples de jogar. Basta uma bola, equipes de jogadores e as traves, para que, em qualquer espaço, crianças e adultos possam se divertir com o futebol. Na rua, na escola, no clube, no campinho do bairro ou até mesmo no quintal de casa, desde cedo jovens de vários cantos do mundo começam a praticar o futebol.
   
Futebol - Expansão internacional
A Seleção Britânica de Futebol venceu o primeiro campeonato internacional entre seleções.Com o passar dos anos, o futebol expandiu-se rapidamente nas Ilhas Britânicas, surgindo assim novas associações de futebol além da inglesa, as quais representavam as quatro regiões constituintes da então Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda: a Scottish Football Association (Escócia, fundada em 1873), a Football Association of Wales (País de Gales, 1875) e a Irish Football Association (Irlanda, 1880). No final dos anos 1880 o futebol começou a expandir-se rapidamente fora do Reino Unido, principalmente devido à influência internacional do Império Britânico.
   
Futebol - Primeiros eventos
Já com as regras do futebol bem definidas, começou-se a disputar os primeiros jogos e torneios com esta nova modalidade. Em 30 de novembro de 1872, Escócia e Inglaterra disputaram a primeira partida oficial entre seleções nacionais, jogo que acabou num empate sem golos. A partida foi disputada no Hamilton Crescent, atual campo de críquete, em Partick, Escócia. Entre janeiro de março de 1884 foi disputada a primeira edição do British Home Championship, que até seu fim foi o torneio entre seleções mais antigo da história. O primeiro título foi ganho pela Escócia. Em 20 de julho de 1871, um jornal britânico propôs a criação de um torneio que fosse organizado pela Football Association, o primeiro passo para a criação da Copa da Inglaterra. Esse ano, a Football Association era composta por 30 equipes, mas somente 15 decidiram participar da primeira edição do torneio, a FA Cup 1871-1872, que foi ganha pelo Wanderers F.C. A primeira competição de liga chegou na temporada 1888/1889 com a criação da Football League. Participaram 12 equipes afiliadas à FA, e cada uma jogou 22 partidas. Este torneio foi vencido pelo Preston North End Football Club, que conseguiu o feito de vencer invicto.
FUTEBOL - CURIOSIDADES
As redes não são obrigatórias! Elas são utilizadas por puro bom senso. As caneleiras são obrigatórias, mas as chuteiras não. Um jogador pode utilizar um calçado comum ou até mesmo jogar descalso, caso haja um consenso e todos fiquem descalsos também; Se um assistente (bandeirinha) não estiver atuando corretamente, o árbitro pode expulsá-lo; Se o jogo se encerrar cinco minutos ou mais antes dos 45 minutos regulamentes, os jogadores deverão retornar ao gramado para disputar os minutos restantes; Se um jogador for expulso antes do apito de início de jogo, ele pode ser substituído; Se um jogador cobrar um tiro de meta ou um tiro direto para seu próprio gol e a bola entrar, é escanteio e não gol; Se o tiro de meta for cobrado e um jogador do time pegar a bola dentro da área não é pênalti, pois a bola não entrou em jogo. A cobrança será refeita. O mesmo acontece se o defensor fizer uma falta no adversário antes de a bola sair da área; Se um jogador, na hora da cobrança do pênalti, der um toquinho para frente, o companheiro vier correndo e completar o lance para dentro do gol, o tento é válido. No entanto, se o toque for para trás, a cobrança é repetida; Se o árbitro mandar repetir uma cobrança de penalidade, o jogador que fez a primeira cobrança pode ser substituído; Na Copa da Turquia 92/93, o Galatasaray foi eliminado pelo Genclrbiligi após 34 cobranças de pênaltis. O placar final foi 17 a 16.
Futebol - Influências
Popularidade Segundo uma pesquisa realizada pela FIFA no ano de 2006, aproximadamente 270 milhões de pessoas no mundo estão ativamente envolvidos no futebol, incluindo jogadores, árbitros e diretores. Destas, 265 milhões jogam o desporto regularmente de maneira profissional, semi-profissional ou amadora, considerando tanto a homens, mulheres, jovens e crianças. Este valor representa cerca de 4% da população mundial. A confederação com maior porcentagem de pessoas ativamente envolvidas com o futebol é a CONCACAF, com cerca de 8,53% da população. Em contrapartida, na região da AFC esta porcentagem é de somente 2,22%. A UEFA tem uma porcentagem de participação de 7,59%; a CONMEBOL, de 7,47%; a OFC, de 4,68%; e a CFA, de 5,16%. Existem mais de 1,7 milhões de equipes no mundo e aproximadamente 301 000 clubes. O país com mais jogadores que regularmente atuam (exceto crianças) é a China Continental, que possui 26,1 milhões de futebolistas. Em seguida vêm: Estados Unidos (24,4 milhões), Índia (20,5 milhões), Alemanha (16,3 milhões), Brasil (13,1 milhões) e México (8,4 milhões). Por outro lado, a entidade com menor quantidade de futebolistas regulares (excetuando-se crianças) é Montserrat, com apenas 300 jogadores, seguido das Ilhas Virgens Britânicas (658), Anguila (760) e as Ilhas Turcas e Caicos (950).
   
Informações sobre FUTEBOL
O futebol é tido como paixão nacional, mas o que muitos não sabem é que o futebol é também um dos esportes mais praticados no mundo, pois cerca de 270 milhões de pessoas participam das suas várias competições e já era praticado na antiguidade. Isso mesmo, historiadores descobriram em escavações vestígios do futebol ou jogos antigos onde se utilizava a bola como objecto de diversão. Na antiguidade as regras não eram as regras que conhecemos hoje em dia, as regras atuais do futebol foram criadas na Inglaterra em 1863 e até hoje são a base do esporte na atualidade.
   
Gol olímpico
   
Regras do Futebol de Campo

Poderão ser utilizados como máximo três (3) substitutos em qualquer partida de uma competição oficial jogada sob os auspícios da FIFA, das Confederações ou das Associações Nacionais.
O regulamento da competição deverá estipular quantos substitutos poderão ser designados, desde três (3) ate um máximo de sete.

   
História do Futsal no Brasil
O Futebol de Salão tem duas versões sobre o seu surgimento, como em outros esportes, há divergências quanto a sua invenção. Há uma versão que diz que o Futebol de Salão começou a ser jogado no Brasil por volta de 1940 por freqüentadores da Associação Cristã de Moços, em São Paulo, pois havia uma grande dificuldade em encontrar campos de futebol livres para poderem jogar e então começaram a jogar suas "peladas" nas quadras de basquete e hóquei. No inicio jogavam-se com cinco, seis ou sete jogadores em cada equipe mas logo definiram o número de cinco jogadores para cada equipe.
   
A DESCRIÇÃO DO SCOUT DO JOGO COMO FERRAMENTA DE TREINAMENTO PARA GOLEIROS

 O presente artigo é uma descrição de uma partida de futebol realizada na série B do campeonato paulista de futebol profissional. O objetivo deste estudo é a aplicação do scout como ferramenta para os treinamentos diários dos goleiros.

   
METODOLOGIA DE APLICAÇÃO DE “SCOUT” PARA GOLEIROS

O objetivo do trabalho foi a implantação de uma metodologia de formulação de scout para partidas de futebol com o intuito de investigar e analisar o desempenho de goleiros.

   
O Goleiro: histórias do atleta que pratica um outro esporte dentro do futebol

A escolha de uma posição em uma equipe de futebol significa assumir responsabilidades. Quando alguém assume a função de goleiro, inúmeras dificuldades devem ser superadas, tais como: os diversos e exaustivos treinamentos, a incompreensão do torcedor diante de uma falha, a necessidade de autodisciplina, o controle emocional e a solidão

   
Voltar Topo Indicar a um amigo Imprimir
 
JORNAL SÃO PAULO CENTER  (11) 4395-0925 ou WhatsApp (11) 9-8487-4996