Os Jogos Olímpicos vêm aí

No final do mês começa a maior competição esportiva do mundo, os Jogos Olímpicos, que neste ano serão realizados em Londres, Inglaterra entre os dias 27 de julho a 12 de agosto.

O Brasil será representado por 259 atletas (136 homens e 123 mulheres) que competirão em 32 modalidades (mesmo número de Pequim 2008), e espera superar as 15 medalhas conquistas anteriormente, 3 ouros, 4 pratas e 8 bronzes.

Para tanto, as maiores esperanças brasileiras é a natação com César Cielo, o salto em distância com Maurren Magin (ambos ganharam ouro na edição anterior), Robert Scheidt na vela e as competições coletivas como o voleibol masculino, feminino e de praia, e o futebol, que nos últimos jogos conquistaram medalhas importantes.

As mascotes oficiais dos Jogos Olímpicos, Wenlock e Mandeville representam duas gotas de aço feitas em animação de cartoon, e homenageiam duas cidades britânicas, Much Wenlock que serviu de inspiração para o Barão de Coubertin, idealizador das Olimpíadas Modernas e Stoke Mandeville onde ocorreram os Jogos precursores das Paraolimpíadas.

Origem dos Jogos Olímpicos

Os Jogos Olímpicos surgiram na Grécia por volta de 2500 a.C, como uma forma de homenagear os deuses gregos. Porém, somente em 776 a.C, na cidade de Olímpia, que as competições ocorreram de forma organizada e com participações de atletas de várias cidades-estado. Os vencedores de cada modalidade ganhavam uma coroa de louro.

No ano de 392 d.C, os Jogos Olímpicos e quaisquer manifestações religiosas gregas foram proibida pelo imperador romano Teodósio I. Somente em 1986 as competições Olímpicas retornaram, dando aos vencedores medalhas de ouro e um ramo de oliveira.

Gisele Romualdo

 
 
Voltar Topo Indicar a um amigo Imprimir
 
JORNAL SÃO PAULO CENTER
Telefones: (11) 3374-3333 ou 9-9298-9006 - WhatsApp (11) 9-5847-9889 tim
  Site Super