FEDERAÇÃO PAULISTA DE FUTEBOL DEFINE GRUPOS DO PAULISTÃO 2015

O regulamento é o mesmo de 2014: os vinte clubes são divididos em quatro grupos com cinco clubes. Os times do mesmo grupo não jogam entre si. Assim, os times fortes nos grupos podem gerar duas situações: uma equipe pode ser eliminada por outra que obteve melhores resultados, mas não pode eliminar o adversário mais forte, já que não joga contra ele....uma verdadeira invenção no mundo do futebol.

 

Mas, apesar disso, o Campeonato Paulista, que em 2015 completa a sua 114ª. edição, é o mais disputado regional do futebol brasileiro e mais forte que muitos campeonatos nacionais, como os da Argentina, Paraguai, Uruguai e alguns países do resto do mundo.

 

O Campeonato Paulista da Primeira Divisão (A-1, A-2 e A-3) é disputado por 60 clubes, vinte em cada série. Fora esses, há mais cerca de 50 clubes que disputam a Segunda Divisão, que este ano teve o Nacional da Capital, que venceu o Atibaia nas finais, e foi o campeão. Além de Nacional e Atibaia, subiram também Primavera (Indaiatuba) e Barretos.

 

Na série A-3, o campeão de 2014 foi o Novorizontino (Novo Horizonte), que venceu na final o Independente de Limeira. Juntos com os dois, também subiram para a A-2 a Matonense (Matão) e o Água Santa de Diadema. Foram rebaixados da A-3 para a Segunda Divisão, São Carlos, América (Rio Preto), Noroeste (Bauru) e Guaçuano (Mogi Guaçu).

 

Na série A-2, competição imediatamente abaixo da chamada elite do Futebol Paulista, o campeão foi o Capivariano (Capivari) e o vice foi o Red Bull Brasil, time de negócios sem nenhuma tradição. Mandou jogos em Campinas, mas poderá estar em qualquer cidade em 2015. Em compensação a entrada deste time sem graça, duas tradicionais equipes paulistas também subiram para a elite, estas, sim, com história: Esporte Clube São Bento de Sorocaba e Marília Atlético Clube. Os rebaixados à Série A-3 são  Grêmio Barueri, Itapirense (Itapira), Grêmio Osasco, e São José E.C. (São José dos Campos).

 

A Série A-1 de 2014 teve o Ituano como campeão e o Santos F.C. vice. Foram rebaixados Comercial (Ribeirão Preto), Sorocaba, Paulista (Jundiaí) e Oeste de Itápolis.

 

GRUPOS DA SÉRIE A-1

 

A Série A-1 2015 começa em 1º. de fevereiro: São Paulo, Corinthians, Palmeiras e Santos são cabeças de grupos. O sorteio, realizado na sede da FPF na última segunda-feira (3/11), definiu os grupos desta forma:

 

 

 

GRUPO 1

 

São Paulo, Ituano, São Bernardo, Mogi Mirim e Red Bull.

 

GRUPO 2

 

Corinthians, Ponte Preta, Audax, Rio Claro e São Bento.

 

GRUPO 3

 

Palmeiras, Botafogo, Portuguesa, Linense e Marília.

 

GRUPO 4

 

Santos, Penapolense, Bragantino, XV de Novembro (Piracicaba) e Capivariano.

 

MOACYR CUSTÓDIO

 

moacyrcustodio@spcenter.com.br

 

    

 

 

 

 

 

 
 
Voltar Topo Indicar a um amigo Imprimir
 
JORNAL SÃO PAULO CENTER
Telefones: (11) 4653-3681 ou 9-9298-9006 - WhatsApp (11) 9-5847-9889 tim