no site na web Voltar ao inícioHomePesquisarPesquisarMapa do siteMapa do Site

ADESG/SP - Diplomados da Escola Superior de Guerra

ADESG/SP - Diplomados da Escola Superior de Guerra.

Desfile no Sambódromo em São Paulo.

07/09/2019

Mais de 100 componentes entre Adesguiano e estagiários da ADESG - Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra participaram da comemoração dos 197 anos da Independência do Brasil que é realizado tradicionalmente no Sambódromo do Anhembi, desde 1997.



    
                                                                                            Elias Teixeira ADESG SP

 


A Prefeitura de São Paulo, por meio da São Paulo Turismo, empresa municipal de Turismo e Eventos da capital, vinculada à Secretaria Municipal de Turismo – SMTur, realizou hoje 7 de setembro, o tradicional Desfile Cívico e Militar em comemoração aos 197 anos da Independência do Brasil, no Polo Cultural e Esportivo Grande Otelo, mais conhecido como Sambódromo do Anhembi. O evento teve entrada gratuita e recebeu aproximadamente 30 mil pessoas nas arquibancadas – o que representa a capacidade total de público no local. O desfile é produzido pela SPTuris e acontece no Sambódromo do Anhembi desde 1997.


O espetáculo foi representado pelo governo estadual e pelo alto comando das Forças Armadas. Após a entrada do Comando Geral das Forças Armadas no Sambódromo, a primeira parte foi o Desfile Cívico, com a apresentação de diversas entidades civis, alunos das redes municipal e estadual de ensino e do Senai, associações de caráter militar e o Carpe Dien Moto Turismo.

No total, cerca de 7,2 mil desfilantes na pista, dos quais mais de quatro mil são militares. Eles fizeram a segunda parte do desfile com a parada militar, formada por integrantes da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro, da Força Aérea Brasileira e órgãos de Segurança Pública, como Polícia Militar do Estado de São Paulo, Polícia Civil e Guarda Civil Metropolitana.

Além disso, ainda fazeram parte do Desfile os cães de guerra, as viaturas do Exército Brasileiro, veículos da Polícia Federal, da Polícia Militar do Estado de São Paulo, da Polícia Civil, da Polícia Técnico-Científica, da Guarda Civil Metropolitana, do Samu e da CET. O Desfile será encerrado pelo Grupamento Hipomóvel, composto por 110 militares montados a cavalo.



Dia da Independência do Brasil!

A Independência do Brasil é o feriado em que se celebra a emancipação brasileira do reino de Portugal.

O Dia 7 de setembro de 1822, data que ficou conhecida pelo episódio do "Grito do Ipiranga".

A Independência do Brasil deu os primeiros passos às margens do riacho Ipiranga, hoje atual cidade de São Paulo. O Príncipe Regente Dom Pedro ordenou aos soldados que o acompanhavam que jogassem fora os símbolos portugueses que levavam nos uniformes.


Estagiários e Diplomados da Escola Superior de Guerra - SP - Brasil


Dia da Independência do Brasil - 7 de Setembro

A Independência do Brasil é o feriado em que se celebra a emancipação brasileira do reino de Portugal.

O Dia da Independência do Brasil se comemora no dia 7 de setembro de 1822, data que ficou conhecida pelo episódio do "Grito do Ipiranga".

A Independência do Brasil deu os primeiros passos às margens do riacho Ipiranga, hoje atual cidade de São Paulo. O Príncipe Regente Dom Pedro ordenou aos soldados que o acompanhavam que jogassem fora os símbolos portugueses que levavam nos uniformes.

Em seguida, gritou "independência ou morte" e a partir desse momento, simbolicamente, o Brasil não era mais uma colônia de Portugal.

sete de setembro

Logo após a Independência, o Brasil continuou a ser uma monarquia, forma de governo onde os poderes são exercidos por um rei ou Imperador.

A primeira nação que reconheceu a independência do Brasil foi os Estados Unidos. Portugal apenas admitiu a independência em 1825, após o pagamento de uma indenização de aproximadamente 2 milhões de libras.

Atualmente, no dia da Independência do Brasil as escolas promovem desfiles pelas ruas da cidade, enquanto os alunos cantam os hinos da Independência e do Brasil.

As forças militares brasileiras – marinha, exército e aeronáutica – também fazem apresentações especiais ao público em homenagem a esta data.

O desfile mais solene acontece em Brasília onde participa o presidente da República e seus convidados.

História da Independência Brasileira

Com as invasões napoleônicas na Europa, a família Real Portuguesa decidiu que seria mais seguro se mudar para o Brasil. Assim, em 1808, a Corte Real desembarcou em terras brasileiras. Em seguida, os portos brasileiros passaram a ser abertos para todas as nações do mundo. Este foi o primeiro grande passo para o desejo de independência do país.

Porém, existiam diversos problemas, como as divergências entre os portugueses e brasileiros, a escravidão, a luta por mais autonomia territorial, e etc.

No final de agosto de 1822, depois de se deslocar para São Paulo com o propósito de apaziguar uma rebelião contra José Bonifácio, D. Pedro resolveu romper os laços de união política com Portugal, mesmo com seu pai, o rei D. João VI, pedindo para que ele voltasse a Portugal imediatamente.

Com a emancipação, D. Pedro I foi coroado Imperador do Brasil

Elias Teixeira - ADESG SP


Fontes: anhembi.com.br e calendarr.com

 
 
Voltar Topo Indicar a um amigo Imprimir
 
JORNAL SÃO PAULO CENTER  (11) 4395-0925 ou WhatsApp (11) 9-8487-4996