Elias Teixeira: uma vida dedicada ao esporte e à formação de atletas
A trajetória de Elias Teixeira, treinador de futebol e líder esportivo de Arujá – SP, é marcada por paixão, comprometimento e entrega total ao desenvolvimento do esporte brasileiro. Aos 69 anos, ele carrega no currículo não apenas títulos e passagens por diversos clubes, mas também a missão de transformar vidas por meio da educação esportiva.
Profissional de Educação Física registrado no CREF/SP com curso específico pela Escola Superior de Educação Física e Desporto e com vasta bagagem acadêmica em áreas como estratégia, gestão esportiva, direito desportivo e programação neurolinguística, Elias Teixeira é um profissional que une conhecimento técnico à experiência prática.
Na carreira de treinador, deixou sua marca em clubes como União FC de Mogi das Cruzes (Futebol Feminino), União Suzano Atlético Clube, Cruzeiro de Rondônia, CEO de Alagoas, Centenário do Paraná, Matonense de São Paulo, Flamengo de Pirajuí (Sub-20) e até mesmo em projetos internacionais, como o SoccerAway na Coreia/Atibaia-SP. Sua atuação vai muito além das quatro linhas: é reconhecido pelo trabalho na formação de base, gestão esportiva e alto rendimento.
Elias Teixeira também se destaca no cenário institucional. É presidente do CNDS (Conselho Nacional de Direito Social), membro da ADESG (Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra – SP) e fundador da ABTE (Associação Brasileira dos Treinadores Esportivos e Profissionais de Educação Física), entidade que defende os direitos e a valorização dos profissionais da área.
Motivado por desafios, Elias busca sempre contribuir para o crescimento do esporte, seja no Brasil ou no exterior. Sua filosofia de vida e de trabalho pode ser resumida em uma frase que carrega como lema:
“Não importa o placar, vamos sempre dar o nosso máximo em cada partida. O importante é o comprometimento e o respeito pelo esporte!” – Elias Teixeira
Com essa visão, Elias segue inspirando atletas, colegas e instituições, mostrando que o futebol é muito mais do que um jogo: é uma ferramenta de transformação social e humana.

Elias Teixeira
Arujá – SP – Brasil
E-mails: eliasteixeiratreinador@gmail.com | eliasteixeirasud@gmail.com
? WhatsApp: (11) 9-8487-4996