no site na web Voltar ao inícioHomePesquisarPesquisarMapa do siteMapa do Site

Abertura da Copa

Antes da bola rolar no jogo Brasil e Croácia, na Arena Corinthians, em São Paulo (SP), um grande espetáculo promete emocionar os cerca de 61 mil torcedores que estarão no estádio, além dos milhões que acompanharão a cerimônia de abertura da Copa do Mundo pela televisão.

Os portões do estádio paulista serão abertos nesta quinta-feira (12) às 13h e o show de abertura começará às 15h15. Dançarinos, capoeiristas, ginastas, entre outros artistas farão uma apresentação de cerca de 25 minutos. Mais de 600 bailarinos entrarão em campo para mostrar a diversidade do país anfitrião. A coreografia é da belga Daphné Cornez, diretora artística do show.

Acompanhe as informações sobre a Copa 2014

Conheça 10 curiosidades sobre o projeto Andar de Novo

A cerimônia é uma homenagem a três aspectos do Brasil: a natureza, as pessoas e o futebol. Cada um deles será representado artisticamente por personagens e adereços. Segundodivulgação,  o principal elemento do espetáculo é uma “bola viva" que se movimenta durante o show, dividido em quatro atos:

Ato 1: Natureza: maravilhas minerais e vegetais

Ato 2: Pessoas: alegria de viver, diversidade e paixão pela música e pela dança

Ato 3: Futebol: uma verdadeira arte brasileira

Ato final: a música oficial “We Are One” será apresentada pelo rapper Pitbull, pela cantora Claudia Leitte e pelo grupo Olodum

Entre os participantes da cerimônia, estarão cerca de 60 atletas de ginástica acrobática e de trampolim que estão se preparando desde março para a apresentação. “Eu nunca fiz nada parecido e estou treinando para fazer bonito. Tudo está sendo divertido e foi ótimo conhecer novas pessoas. Estamos bem preparados e tenho certeza de que será emocionante”, comentou Marcela Guadagne, de 15 anos.

Andar de Novo

Antes da bola ser disputada por brasileiros e croatas, um pontapé inicial simbólico será realizado na Arena Corinthians. Um pacientes paraplégico, movimentando uma veste robótica controlada pela atividade cerebral (exoesqueleto), irá se levantar de uma cadeira de rodas, caminhar por cerca de 25 metros no campo e dar o primeiro chute da Copa. O exoesqueleto foi apelidado pelos pesquisadores de Exo BRA-Santos Dumont.

Será uma demonstração do projeto Andar de Novo, um consórcio formado por 156 cientistas, engenheiros e técnicos de universidades e institutos de pesquisa distribuídos pelo mundo. O coordenador do projeto é brasileiro: o neurocientista Miguel Nicolelis, que divulgou recentemente em uma rede social a realização de um dos úlimos passos do trabalho. “Exo BRA-Santos Dumont 1, controlado por um dos nossos voluntários, completou com total sucesso testes no gramado onde será realizada a abertura da Copa do Mundo”, disse Nicolelis, em 3 de junho.

Com informações do Portal da Copa

  • Direitos autorais: Creative Commons - CC BY 3.0

 
 
Voltar Topo Indicar a um amigo Imprimir
 
JORNAL SÃO PAULO CENTER  -  AESCALADA - ACADEMIA BRASILEIRA DE ESPORTES
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS TREINADORES ESPORTIVOS E PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Telefones: (11) 3754-2364 ou WhatsApp (11) 9-5847-9889
  Nipotech