no site na web Voltar ao inícioHomePesquisarPesquisarMapa do siteMapa do Site

Editorial: Educação através do Esporte. E vice-versa

É sempre a mesma coisa: de dois em dois anos, nos intervalos das campanhas eleitorais e nos discursos dos políticos, a palavra educação está sempre presente. Já virou coisa banalizada, pois fala-se muito, mas pouco se realiza. Só não vê quem não quer e só acredita na propaganda oficial quem vive com a cabeça enfiada no buraco: de um mundo geral, a Educação está em situação deplorável há muito tempo.

 

O que não se percebe é o fato de que a má educação oferecida nas escolas não estar no patamar desejado, com professores desanimados, alunos estudando por obrigação, êxodo escolar gigantesco, estudantes de primeiro grau que não sabem ler e escrever e de segundo grau que não conseguem passar em vestibular, é que falta um olhar na base, no início de tudo.

Este é um quadro geral no Brasil, mas existem lugares, municípios, alguns bem pobrezinhos, em que a Educação funciona. Em Arujá, por exemplo, a qualidade é satisfatória nesse setor. Profissionais de Educação colocados no lugar certo, sem politicagem e sem interferências partidárias, esta é a solução.

Mas a principal solução que pode ser implantada é a Educação através do Esporte. No passado, a Educação Física, as equipes dos grêmios estudantis, as bandas e fanfarras, as festas cívicas...existiam em todas as escolas. Formavam-se bons esportistas, cidadãos e consequentemente estudantes com boas notas. Hoje, são raras as escolas em que há uma equipe esportiva, uma fanfarra. As competições interescolares são raras. Resultado: o distanciamento do Esporte da Educação, e vice-versa, é o grande mal do país.

Ditas essas palavras, apresentamos a você o Jornal Arujaense, que volta a circular na região do Alto Tietê. Nossa linha editorial vai defender o conceito abordado acima: Educação, Esporte, Saúde, Cultura e Qualidade de Vida. Aí estão as essências. O resto é perda de tempo, política má intencionada e ausência de responsabilidade.

Elias Teixeira

 
 
Voltar Topo Indicar a um amigo Imprimir
 
JORNAL SÃO PAULO CENTER  (11) 4395-0925 ou WhatsApp (11) 9-8487-4996