OFTALMOLOGIA E ESPORTES

OFTALMOLOGIA E ESPORTES

A percepção visual influencia no desempenho motor de atletas e para-atletas. O exame oftalmológico pode ajudar no diagnóstico, tratamento, reabilitação visual; e, também, dar informações de como utilizar a visão para melhorar a performance esportiva e prevenir acidentes oftalmológicos.

O trauma ocular no esporte encontra-se em quarta posição em freqüência. A prática esportiva é responsável por 25% de atendimentos por lesões oculares. A Escola Paulista de Medicina fez um estudo que comprova que o futebol é a principal causa de trauma ocular. Outros esporte como futebol de salão, vôlei, basquete, handebol, pipa e pesca esportiva são também causas de traumas oculares. Logo, caso haja algum trauma por bola em região próxima ao globo ocular mesmo sem baixa da visão, o oftalmologista deve ser procurado o quanto antes.

Outra importância no exame oftalmológico é detectar ametropias (miopia, hipermetropia, astigmatismo) para que possam ser corrigidas com lentes corretivas (óculos, lentes de contato, cirurgia refrativa). Lembrando que as lentes de contato são a melhor escolha em pacientes que praticam esportes de alto impacto. Lembrar de proteger-se também dos raios ultravioletas procurando óculos de grau, óculos escuros ou lentes de contato que possuam filtro para os raios UVA/ UVB. A radiação ultravioleta pode causar pterigio (carne nos olhos), catarata precoce e alterações da retina.

"É importante que o atleta saiba que seu técnico está para o esporte assim como seu médico oftalmologista está para seus olhos"

 

Dra. Débora Silva Melo

Oftalmologista*

CRM SP 142173

 

 * Residência Médica em Oftalmologia pela Faculdade de Medicina da USP e Título de especialista em Oftalmologia pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia(CBO).

 
 
Voltar Topo Indicar a um amigo Imprimir
 
JORNAL SÃO PAULO CENTER
Telefones: (11) 4653-3681 ou 9-9298-9006 - WhatsApp (11) 9-5847-9889 tim