no site na web Voltar ao inícioHomePesquisarPesquisarMapa do siteMapa do Site

CABRAL DIZ QUE RIO TERÁ BICICLETAS PÚBLICAS

O piloto será com 100 bicicletas, em Niterói, na Região Metropolitana, onde a empresa Clear Channel venceu licitação da prefeitura para operação do mobiliário urbano, que inclui também bicicletas. O governador está em Paris em missão oficial para atrair novos investimentos para o Rio de Janeiro.

O primeiro trecho será o que ligará a Estação das Barcas, no centro, ao prédio da Universidade Federal Fluminense (UFF), no bairro de São Domingos. Cabral, no entanto, disse que estimulará a expansão do projeto para toda a Região Metropolitana e a Baixada Fluminense. Ele tratou do assunto em audiência com o prefeito de Paris, Bertrand Delanoë.

"O sistema é extraordinário. Não é poluente, estimula a saúde com a prática de exercícios físicos e é amigável ao bolso do mais pobre", disse Cabral, que deu uma volta na bicicleta pública parisiense ao redor do prédio da prefeitura.

O plano, de acordo com Cabral, é integrar as linhas de bicicletas às barcas, ao metrô e aos trens. Ele destacou que a iniciativa tende a melhorar o trânsito.

Perguntado sobre como garantir que as bicicletas não seriam roubadas, o governador informou que elas terão sistema de GPS. "Quem usa, tem que se identificar. Mas teremos que estudar todos os meios que possam garantir maior segurança. Ouviremos os especialistas da área", disse.

O secretário de Transportes, Júlio Lopes, integrante da comitiva do governador em Paris, disse que o Estado usará verba do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) para dragagem do rio Sarapuí para retirar casas de área de risco e pôr no local uma ciclovia de integração com a Baixada Fluminense.

Em Paris, a empresa JCDecaux venceu a licitação da prefeitura e opera 20,5 mil bicicletas na cidade, desde julho de 2007, para mais de mil destinos. O interessado usa cartões que, anualmente, custam 29 euros por pessoa.

 
 
Voltar Topo Indicar a um amigo Imprimir
 
JORNAL SÃO PAULO CENTER  (11) 4395-0925 ou WhatsApp (11) 9-8487-4996