no site na web Voltar ao inícioHomePesquisarPesquisarMapa do siteMapa do Site

FAMILIARES E AMIGOS SE DESPEDEM DE ZÉLIA GATTAI

Segundo o filho João Jorge Amado, o corpo da mãe vai ser cremado e as cinzas serão espalhadas pela antiga Casa do Rio Vermelho, como foi feito também com o escritor Jorge Amado. 


A confirmação da morte de Zélia foi feita na tarde deste sábado (17) pela assessoria de imprensa do Hospital Bahia, onde a autora de 14 livros estava internada havia 31 dias.

Segundo boletins médicos, o quadro evoluiu com gravidade na noite de sexta-feira. Zélia, que havia se submetido a uma laparotomia para desobstrução intestinal não estava respondendo ao tratamento para insuficiência renal.

De acordo com o filho da escritora, João Jorge Amado, a escritora temia a operação. "Ainda antes de passar pela cirurgia, ela chegou a dizer que estava com medo, o medo da morte que é natural."

Só neste ano a viúva do escritor Jorge Amado havia passado por cinco internações. Na manhã deste sábado (17), os médicos informaram que o quadro de choque circulatório era irreversível, ou seja, o coração e os vasos já não eram capazes de irrigar todos os tecidos com a quantidade adequada de oxigênio.

Logo após a morte de Zélia, os filhos deram declarações para a imprensa. Paloma Amado, a filha mais nova, falou emocionada sobre a morte da mãe: “O que nos consola mais é que ela não está sofrendo mais, e ela estava sofrendo muito no último mês”.

Ela citou, ainda, a presença do pai ao dizer que tinha certeza “que ele está ali, de mãos dadas com ela, e ela está indo no vestido que ele mais gostava que ela usasse”.

Paloma declarou que contou à mãe sobre o título de Doutor Honoris Causa que a escritora recebeu do reitor da Universidade Federal da Bahia, Naomar Almeida Filho; segundo a filha, Zélia ficou muito feliz com a notícia.

“Ela achou aquilo inacreditável, uma doutora na Bahia, que nem o papai! É espantoso, porque ela só fez o curso primário e é uma doutora”, disse.

 
 
Voltar Topo Indicar a um amigo Imprimir
 

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS TREINADORES ESPORTIVOS E PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
JORNAL SÃO PAULO CENTER  -  AESCALADA - ACADEMIA BRASILEIRA DE ESPORTES
Telefones: (11) 4395-0925 ou WhatsApp (11) 9-5847-9889
  Nipotech