no site na web Voltar ao inícioHomePesquisarPesquisarMapa do siteMapa do Site

Nossos velhos 'amigos' estão chegando

                  'Como poderá o ano novo ser feliz se os homens que promovem as infelicidades continuarem sendo os mesmos?' Hélio Ribeiro, em improviso na Rádio Bandeirantes, durante o programa  'O Poder da Mensagem', em 31/12/1975.
 
 
     Na semana passada foi divulgada uma pesquisa sobre a sucessão municipal em São Paulo em que aparece Marta Suplicy (PT) em primeiro, Geraldo Alckmin (PSDB) em segundo e Gilberto Kassab em terceiro, de acordo com as respostas dadas à consulta feita pelo Ibope. Mais abaixo aparecem os nomes de Paulo Maluf, Luiza Erundina, Paulinho da Força....
 
     São nomes importantes no cenário político paulista: uma já foi prefeita, outro foi governador, outra foi prefeita, outro é prefeito, outro foi prefeito e governador, outro é presidente de aglonerado sindical. Todos foram ou são vereadores, deputados estaduais ou federais.
 
     Daqui a pouco, quando o processo político for seguindo o seu calendário, outros nomes irão surgir, inclusive para a eleição proporcional que elegerá 55 vereadores para a Câmara Municipal, uma instituição que vive tão distante do povo quanto a concretização das promessas feitas pelos vereadores que este mesmo povo colocou lá.
 
     Digitando essas linhas e me lembrando do córrego Itaquera-Mirim, sujo e mal-cheiroso, e das ruas esburacadas da Via Chuca, ocorre-me que esses e outros inúmeros problemas que assolam a população periférica da cidade já teriam sido solucionados se as promessas tivessem sido cumpridas.
 
     E duvido que, na relação dos candidatos à Câmara  Municipal este ano, não apareça muitos daqueles que fizeram essas mesmas promessas. Aliás, praticamente todos os atuais vereadores estarão, se é que já não estiveram, batendo novamente à sua porta pedindo o apoio de 'você e toda a sua família'....convoque os amigos...nossa vila precisa de um representante...e, é claro, este representante é ele...o líder, o magnifico, o homem do povo...
 
    De volta para casa, bem longe daquele buraco que visitou, pára com seus aspones e, num restaurante chique, lava as mãos sujas de tanto pegar na 'mão de pobre', e pede o melhor do cardápio, pedindo para que o assessor semi-analfabeto localize no mapa o local onde ele, sua excelência, irá amanhã.
 
   Enquanto isso, os candidatos a prefeitos, nomes velhos e conhecidos, gente que fez, nada fez, nada faz e nada fará, gente que poderá fazer, gente que não desiste, gente que inististe, estão correndo o trecho novamente.
 
   Se eu fosse você prestava atenção nesses nomes e procuraria um olhar mais atento para novos nomes, pois talvez tenha uma luz no fim do túnel. Mas tome cuidado: a luz do fim do túnel pode ser de uma locomotiva que vem em sua direção e vai te atropelar. A não ser que você seja muito esperto...
 
MOACYR CUSTÓDIO
Colaborador do Itaquera em Notícias e
Diretor de Jornalisto da Rádio Cumbica-AM-1500

 
 
Voltar Topo Indicar a um amigo Imprimir
 
JORNAL SÃO PAULO CENTER  -  AESCALADA - ACADEMIA BRASILEIRA DE ESPORTES
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS TREINADORES ESPORTIVOS E PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Telefones: (11) 3754-2364 ou WhatsApp (11) 9-5847-9889
  Nipotech