no site na web Voltar ao inícioHomePesquisarPesquisarMapa do siteMapa do Site

DÚVIDAS, SINTOMAS E CUIDADOS A SEREM PARA NÃO CONTRAIR CORONAVÍRUS

Brasil está em segundo lugar com o maior número de infectados pelo coronavírus





Foto: Ilustrativa
Rosângela Oliveira
 

Nessa última terça-feira (23) o Brasil contabilizou 1.364 mortes por coronavírus em 24 horas, revelou o consórcio de veículos de imprensa. O Brasil conseguiu ultrapassar os países mais populosos do mundo como Índia, Indonésia, China e Paquistão em número de casos de pessoas infectadas pelo coronavírus e está em segundo lugar com mais números de afetados atrás apenas dos EUA.

 

O que é a Covid-19?

 

A covid-19 é uma doença viral, que foi identificada na China em dezembro de 2019.  Essa doença faz parte de um grupo de coronavírus (Infecções respiratórias que causam doenças em humanos e animais). Algumas pessoas tem sintomas leves semelhantes aos sintomas da gripe, porém outras pessoas podem ter graves sintomas podendo levar o afetado a morte, principalmente se não tiver vacina, como está acontecendo com o novo coronavírus, que levou várias pessoas a óbito aqui no Brasil e em todo mundo.

 

Por que o nome dessa doença é covid- 19?

 

“Co” significa corona, “Vi” indica vírus, “d” de doença e o número 19 apresenta o ano que foi descoberto esse novo coronavirus.

 

Quem corre mais risco de ser infectado?

 

Todas as pessoas correm risco, ninguém está imune porque é jovem ou tem boa saúde, o que acontece é que pessoas que tem doenças cardíacas, diabetes, pessoas com obesidade, pressão alta ou doenças pulmonares correm mais risco de ter mais complicações e tem mais riscos de não conseguir resistir e morrer.

 

Existe cura para o coronavírus?

 

Sim, mas não existe remédio especifico e nem vacina.

 

Quanto tempo o vírus sobrevive em superfícies e no ar?

 

O vírus pode sobreviver até 3 dias em superfícies e de 20 a 40 minutos no ar, após uma pessoa que tem coronavírus espirrar ou tossir.




 

SINTOMAS DO CORONAVÍRUS:

 

Dor de cabeça, dores no pulmão, dificuldade de respirar, febre, perda de olfato e paladar (a pessoa não sente o sabor dos alimentos), tosse, fadiga, vômito, dores no corpo, arrepios, nariz entupido, problemas neurológicos e problemas de pele como urticária ou frieira nos dedos dos pés. Algumas pessoas são assintomáticas (não demonstram sintomas), mas podem transmitir o vírus.

 

CUIDADOS PARA NÃO CONTRAIR O CORONAVÍRUS

 

 

 

-OBEDECER À QUARENTENA:

 

 

 

Especialistas advertem que evitando de sair de casa diminui as chances de os moradores contrair o coronavírus. Algumas pessoas que trabalham em serviços essenciais não têm como guardar 100% a quarentena, mas é preciso tomar todos os cuidados essenciais fora de casa.

 

 

 

-EFICÁCIA DO ÁLCOOL:

 

 

 

Já foi comprovado que o coronavírus não resiste ao álcool, então é recomendável que se faça a higiene das mãos com o álcool em gel sempre que necessário e a limpeza da casa pode ser realizada com o álcool 70.

 

-USO DE MÁSCARA:

 

 

 

Alguns profissionais da saúde estão tendo dificuldade de encontrar máscaras, então é importante destacar que não é necessário fazer uso de máscara em casa, a não ser que o indivíduo esteja resfriado, com sintomas do coronavirus ou se tiver alguém em casa com suspeita.  O uso de máscara também é recomendável para quem tem que trabalhar em serviços essenciais e tem que sair de casa independente do motivo.

 

 

 

- EVITE DE COLOCAR A MÃO NO ROSTO E FAÇA SEMPRE QUE POSSÍVEL A HIGIENE DAS MÃOS:

 

 

 

É preciso muita atenção para evitar ao máximo de colocar a mão no rosto, pois o vírus entra pelo nariz e pela boca, por esse motivo que é muito importante higienizar bem as mãos lavando com água e sabão e higienizando com álcool em gel ou álcool 70.

 

 

 

-EVITE CONTATO COM PESSOAS:

 

 

 

Os brasileiros são considerados calorosos, gostam de abraçar, e beijar ao cumprimentar, mas com essa pandemia esse costume tem que mudar para que não corra o risco de circular o vírus.

 

Fontes: G1 / Uol/ Hospital São Camilo- SP

 

 

 
 
Voltar Topo Indicar a um amigo Imprimir
 

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS TREINADORES ESPORTIVOS E PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
JORNAL SÃO PAULO CENTER  -  AESCALADA - ACADEMIA BRASILEIRA DE ESPORTES
Telefones: (11) 4395-0925 ou WhatsApp (11) 9-5847-9889