no site na web Voltar ao inícioHomePesquisarPesquisarMapa do siteMapa do Site

Preparo esportivo para atletas de alto rendimento

Quando vemos atletas em competições de alto rendimento a maioria das pessoas não imagina o que envolve a preparação de cada um para chegar ao ápice físico. Tanto nos esportes individuais, quanto nos coletivos, a evolução da preparação física, juntamente com a fisiologia do exercício, em conjunto com técnicas preventivas de lesão, impulsionaram os esportes a níveis nunca imaginados.


 

Ser um profissional da preparação física que esteja envolvido com o alto rendimento requer muito estudo e muito compromisso com a profissão. Estudos e técnicas novas são implementadas todos os dias nas mais diferentes modalidades e as possibilidades de desenvolvimento dos atletas extrapolou as salas de musculação há muito tempo. Claro que essa parte jamais poderá ser descartada ou desmerecida, porém, como a demanda das necessidades físicas aumentaram na maioria dos esportes, cabe ao profissional moderno buscar novos meios e técnicas para a busca da excelência.


 

Deixo aqui cinco dicas que considero imprescindíveis para profissionais de educação física que desejam trabalhar com preparação esportiva em esportes de alto rendimento. São elas:

 

1- Estude fisiologia do exercício, assim você terá condições de trabalhar com todas as modalidades esportivas;
2- Conheça o estilo de treinamento do seu técnico, lembre-se que treinamentos técnicos e táticos também requerem esforço físico;
3- Conheça as necessidades individuais dos atletas, além de respeitar as valências físicas da modalidade, é necessário individualizar o trabalho físico;
4- A preparação física é apenas uma das áreas de apoio para a modalidade esportiva, que leva as melhores condições físicas para o esporte de rendimento;
5- Lembre o preparador físico não ganhará jogo, mas perderá, você ouvirá que em caso de vitória a tática, a técnica, o grupo, as individualidades fizeram a diferença para a vitória. No caso de derrota, não é difícil ouvirmos que a equipe perdeu porque estava mal fisicamente e algo precisa ser revisto.

 

É isso, amigos. Sejam bem-vindos a doce loucura do esporte de rendimento.


 

(Fonte: Portal da Educação Física/ Robson Guerreiro é preparador físico de alto rendimento há mais de 15 anos. Já passou pela seleção brasileira feminina e por grandes clubes da Superliga. É mestre em gestão do esporte e Fundador da Liga 1 de Futebol Universitário).

 

 
 
Voltar Topo Indicar a um amigo Imprimir
 
JORNAL SÃO PAULO CENTER  (11) 4395-0925 ou WhatsApp (11) 9-8487-4996