no site na web Voltar ao inícioHomePesquisarPesquisarMapa do siteMapa do Site

NATIVIDADE DA SERRA COMEMORA 41 ANOS DE FUNDAÇÃO DA NOVA CIDADE

 

NOVA NATIVIDADE DA SERRA COMEMORA 41 ANOS DE FUNDAÇÃO

 

Natividade da Serra comemora nesta quarta-feira (13/08) 41 anos de fundação da nova cidade, reconstruída após a inundação da antiga cidade determinada pelo Governo do Estado, em 1973, para a unificação de rios que formaram a Represa de Paraibuna.

 

Localizada na região do Vale do Paraíba nas fronteiras do Litoral Norte do Estado de São Paulo, Natividade da Serra tem uma das maiores áreas territoriais do Estado, com 832,606 km2. Sua população atual é de 7.900 habitantes. O atual prefeito é Benedito Carlos de Campos (PSDB).

 

A história de Natividade, cujo primeiro nome oficial foi Freguesia de Nossa Senhora do Rio do Peixe, remonta ao ano de 1853, quando foi oficialmente fundada como vila.

 

A cidade já pertenceu a várias comarcas, como Jacareí, Paraibuna e São Luiz do Paraitinga, foi distrito também de Taubaté, elevada a município duas vezes: em 1864 e em 1944, ano oficial da emancipação. No início do século XX e até os anos 1960 chegou a ter até 13 mil habitantes. Seu fundador oficial é José Lopes Figueira de Toledo, um coronel que chegou a localidade no ano de 1853.

 

Conhecida como “Joia da Região dos Grandes Lagos”, é uma das cidades mais bonitas do estado, cercada por grandes represas, rios, cachoeiras, mata atlântica e montanhas que formam grandes serras.

 

Seu único Distrito, o Bairro Alto, localizado a 40 km da sede é mais antigo que a antiga cidade e também foi reconstruído após a represa. Com cerca de 900 moradores, é um recanto bonito que emerge em meio a floresta, abençoado por Nossa Senhora da Conceição.

 

O município tem outros bairros rurais com bonitas atrações turísticas: Pouso Alto, Pouso Frio, Pouso Altinho, Pachi, Palmeiras, Vargem Grande, Marmelada, Morro da Pedra, Remédio, Rio Manso, Martins. Cachoeira Grande e Paraitinga, entre outros.

 

Apesar de pequena, Natividade da Serra tem uma intensa atividade cultural. Realiza festas rurais e religiosas, com população predominantemente católica. A santa Padroeira é Nossa Senhora da Natividade. No futebol, tem o Esporte Clube Natividense e o Estádio Moacir da Graça.

 

Moacyr Custódio (www.spcenter.com.br).

 

 

 

 

 

 
 
Voltar Topo Indicar a um amigo Imprimir
 
JORNAL SÃO PAULO CENTER  -  AESCALADA - ACADEMIA BRASILEIRA DE ESPORTES
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS TREINADORES ESPORTIVOS E PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Telefones: (11) 4653-2793 ou WhatsApp (11) 9-5847-9889
  Nipotech